Assis - Itália

Muitas vezes a vida nos prega peças e nos coloca em lugares que jamais imaginaríamos estar. Para uns será destino, para outros Deus, e outros ainda não verão qualquer relação com a escolha inesperada.

Diversamente de outras postagens, falar de Assis me faz ser diferente, talvez porque o sentimento naquela cidade tenha me tocado de modo ímpar, talvez porque tenha sido um destino inesperado, ou ainda, porque até mesmo pensar em Assis e em tudo que vivenciei lá, tenham me mudado muito mais do que eu mesma saiba.

Tentando deixar de lado todo este sentimento que me invade ao olhar cada foto de Assis, só tenho uma grande sugestão: visite Assis e deixe-se inundar pelo amor de São Francisco - não vou falar de religião... lembrando uma frase que uma amiga leu em um muro: "Jesus não era Cristão, Buda não era Budista, todos pregavam o amor".. e é esse o sentimento daquela pequena cidade na Umbria.





Assis está no alto de uma colina - o monte Subasio -, com pequenas e estreitas ruas, e inúmeras igrejas. Por causa da geografia, conseguir um hotel com garagem era um dos grandes desafios (abaixo uma sugestão muito boa).

Para entrar na cidade você passará por uma de suas portas: Porta Nuova, Porta Cappuccini, Porta Perlici, Porta San Giacomo, Porta San Francesco, Porta San Pietro, Porta del Sementone e Porta Moiano.  

A cidade é repleta de igrejas, mas três são as mais importantes para que você visite: a Igreja de Santa Clara (Santa Chiara), Igreja de São Stefano e a Igreja de São Francisco de Assis.


(uma das casas de Assis)

Sugiro que comecem a visita pela Porta Nueva, e após um pequeno passeio você se deparará com a Basílica de Santa Clara. Em estilo gótico italiano a igreja contém preciosas pinturas dos séculos XII, XIII e XIV. Nela também está o Crucifixo venerado por São Francisco a São Damião e o túmulo de Santa Clara. 




Seguindo pela Corso Mazzini chega-se a Piazza del Comun onde se encontram o Palazzo del Capitano del Popolo, o Tempio di Minerva e o Palazzo del Priori. O Templo de Minerva foi construído no séc. 1º a.C, e funciona como igreja desde 1539.



A Igreja de São Stefano (Chiesa di S. Stefano) é uma das mais pitorescas da cidade. Pequena, a igreja conserva-se do mesmo modo desde a época da sua construção, no século XIII (nunca foi restaurada). Sem adornos, pinturas, ou mesmo qualquer luxo, a igrejinha é sempre ponto de orações dos Franciscanos. 




Ao final de todo seu trajeto pela cidade, seguindo pela Via San Francesco, chegará à Basílica de São Francisco de Assis, aonde também funciona o convento.

O complexo da Basílica é composto por duas igrejas - Inferior e Superior - e uma cripta onde está a tumba do Santo. A Basílica é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Reserve algumas horas para visitar esta igreja, ela representa e nos faz compreender São Francisco de Assis. Para conhecer mais, acesse: www.sanfrancescoassisis.org



Se tiver interesse pela história de São Francisco e Santa Clara, visite a Igreja de São Rufino, pois nela ambos foram batizados.



Outro ponto importante para visitar é a Rocca Maggiore. A fortaleza foi construída com fins defensivos em torno de 1174, no ponto mais alto do monte Subasio, e possui a mais bela vista de Assis. 

Durante seu passeio é possível imaginar o ocorreu por lá, pois há vários objetos originais e bonecos que rememoram a história do lugar. Em 1972 o local foi palco do filme "Irmão Sol, Irmã Lua" de Zeffirelli. Atreva-se a percorrer os muros da Rocca Maggiore.





Aproveite uma das noites para degustar os sabores do "Ristorante La Fortezza" - massas muito saborosas e ambiente agradabilíssimo.

Serviço:

Hotel: Porta Nuova Hotel - Viale Umberto,1 - site: www.hotelportanuova.it 

Se quiser reservar um hotel em Assis, clique aqui!

Ristorante La Fortezza - Piazza del Comune, Vicolo della Fortezza - site: www.lafortezzahotel.com  

Distância de Roma: 195km

Marcadores: