domingo, 4 de junho de 2017

Castelo de Vianden - para amar ainda mais Luxemburgo!


Meros 36 (trinta e seis) quilômetros de distância. Esse é o trajeto a ser percorrido a partir de Luxemburgo até chegar a Vianden.

A pequena e linda cidade confirma a beleza de todo o país. 





O imponente Castelo ao alto do morro encanta e nos transporta para os séculos XI e XIV, período de construção deste.


Inicialmente o Castelo era propriedade particular, pertencendo ao Conde de Vianden. A "época de ouro" do Castelo se deu entre 1220 e 1250, com o Conde Henry I de Vianden, conhecido como "The Sun Count".

Posteriormente, o Castelo possuiu outros proprietários, vindo a decair no reinado do rei Guilherme II da Holanda (1820), pois foi vendido peça por peça, ficando apenas os seus escombros.

Em 1977, o Castelo de Vianden foi comprado pelo Grão-Duque de Luxemburgo, transferindo a propriedade para o Estado, momento em que se reiniciou a restauração.



Das várias histórias que o Castelo possui, uma das que mais chamou minha atenção se refere à religião e castas sociais.. A Capela é muito diferente, e possui 2 andares. No andar superior ficavam os religiosos, Condes, e outras pessoas da alta sociedade, enquanto no inferior, os serviçais - apenas ouviam o rito religioso, mas não podiam ver o que ocorria.




Há também um poço, datado de 1200, com 54 (cinquenta e quatro) metros de profundidade, sendo o único ponto de água do Castelo. Imagino a dificuldade de transportar água para a higiene pessoal.

Personagem importante do Castelo foi "Vic" Abens, levando a grande sala para reuniões o seu nome. Victor Abens nasceu em Vianden e iniciou um movimento de resistência na Segunda Guerra Mundial, vindo a ser preso em várias cidades. 

O Castelo possui uma cave, que mantém, todo o ano, a temperatura entre 10 e 12 graus.



Junto ao Castelo  fica a Rede Nacional de Trilhas Pedestres, perfeito para trilhas, descobrindo a natureza e mais da história local (são 24 kms...). O sentido que se inicia nas proximidades do Castelo se chama "Victor Hugo", por ter o famoso escritor morado lá por cerca de três meses em 1871

Atualmente se encontra sob análise da UNESCO o pedido de reconhecimento de Vianden, e o Castelo, como patrimônio histórico, arquitetônico e religioso.




Serviço:

Ingresso: 

  • Adultos 6 
  • Crianças 2 
  • Idosos 5 
  • Estudantes 4,5 
Audioguia: 2 

O Castelo abre sempre às 10:00h, mas o fechamento depende da época do ano (entre 16:00h e 18:00h).

Site: www.castle-vianden.lu

Já conhece? Conte para nós sua experiência!


Um comentário:

  1. Que maravilha, adoro castelos e suas histórias! Parabéns pelo post e já está na minha lista de desejos! Um grande abraço

    ResponderExcluir