Como tirar o PB4 e outras dúvidas



Ao viajar para outro país é muito importante fazer um seguro saúde. Mas a depender do seu destino, é possível retirar gratuitamente um documento no Ministério da Saúde no Brasil que se chama "Certificado de Direito à Assistência Técnica" ("PB4") e te permite ter acesso ao serviço de saúde.

Antes de tudo é preciso dizer que o PB4 não possui os mesmos benefícios que um seguro saúde, como por exemplo, o traslado de corpo, UTI aérea, seguro de malas, dentre outros.

O PB4, por sua vez, permite o acesso ao sistema de saúde público de três países: Cabo Verde, Itália e Portugal (países que firmaram acordo com o Brasil). Com o PB4 você, mesmo sendo turista, poderá utilizar o sistema público como se cidadão fosse.

Para a Itália o documento denomina-se "IB2", mas utiliza-se o mesmo mecanismo para a aquisição que o PB4 (só altera a nomenclatura, e um requisito).

Quem pode utilizar o PB4?



E quais os documentos são necessários para retirar um PB4? 


Se for solicitar para um Dependente, é preciso levar documento que comprove a dependência (certidão de nascimento, RG do filho meno de 21 anos, ou certidão de casamento).

O PB4 tem validade de 1 (um) ano, renovável.

Para renovar é preciso estar no Brasil. Se não estiver, pode ser solicitado através de procuração pública (feita em Cartório, Embaixada ou Consulado).

Importante dizer que a utilização se dará nos termos do sistema de saúde no país conveniado. O que significa isso? Em Portugal o sistema não é totalmente gratuito, sendo paga uma "taxa moderadora" para os maiores de 18 anos (até os 18 anos não há qualquer pagamento).  

Mas se você não for usar o PB4, ou mesmo com ele quiser fazer um seguro saúde, pode fazer a cotação com nosso parceiro: Seguro Viagem Allianz.

Quer transferir dinheiro para o exterior com taxas menores? Clique aqui, cadastre-se no TransferWise e ganhe uma transferência!

Gostou da dica? Já conhecia este documento?

Aproveite sua viagem!


Marcadores: , , , , , , , ,